O processo de envelhecimento é um capítulo inevitável para todos nós. À medida que envelhecemos, vivenciamos uma série de mudanças, tanto físicas quanto psicológicas, assim como sociais. A estimulação cognitiva em idosos tornou-se um valioso aliado, permitindo a manutenção e melhoria do funcionamento cognitivo através de exercícios e atividades específicas.
A estimulação cognitiva em adultos mais velhos é um processo com vista a manter e/ou melhorar a função cognitiva, a velocidade mental e a flexibilidade. Envolve a aplicação de uma série de atividades e exercícios que não só são benéficos para a mente, mas também podem ser divertidos e envolventes. A importância desta estimulação reside na sua capacidade de contribuir para um envelhecimento ativo e saudável, promovendo a independência emocional e física dos idosos.
É importante salientar que a estimulação cognitiva em idosos pode ser uma ferramenta valiosa para melhorar a sua qualidade de vida.

As Fichas de Estimulação de Verão, permitem fazer uma estimulação em vários domínios, como o cálculo, atenção, funcões executicas, planeamento entre outras. São constituídas por 10 atividades, com vários níveis de dificuldade As fichas devem ser seleccionadas de acordo com as limitações da pessoa a quem se destinam de forma a não criarem situações de frustação em virtude de serem demasiado difíceis ou fáceis.
Este recurso é exclusivo para Parceiros Ativar65+
INTRUÇÕES
- Imprima as fichas.
- As fichas podem ser laminadas ou colocadas em bolsas plásticas de forma a serem reutilizáveis ou serem realizadas diretamente no papel.
- Se pretender encadernar, sugerimos que lamine todas as folhas.
- Não se esqueça de dar o seu feedback e de partilhar nas nossas redes sociais . Obrigada!
Sugestões de utilização
- A dificuldade deverá ser crescente, ou seja iniciar com uma ficha de menor grau de dificuldade e só após a sua conclusão deverá passar para outra de grau de dificuldade superior.
Os recursos da Ativar65+ destinam-se a serem utilizados para realização de animação/estimulação cognitiva de forma lúdica num envelhecimento normal, a sua utilização não dispensa a consulta de um médico especialista.