O Processo de Envelhecimento

O envelhecimento está associado a mudanças ao nível dos processos biológicos, psicológicos e sociais.

Algumas alterações relacionadas à idade são benignas, como os cabelos brancos. Outros resultam em declínios na função dos sentidos e atividades da vida diária e aumento da suscetibilidade e frequência de doenças, fragilidade ou incapacidade.

De fato, o avançar da idade é o principal fator de risco para uma série de doenças crónicas.

A ciência que se dedica ao estudo do envelhecimento é a Gerontologia (do grego geron, que significa “homen velho”). A gerontologia enquanto disciplina tem uma orientação integrada do envelhecimento que agrega os contributos de várias áreas científicas, mas que constitui num novo campo do saber, ao criar abordagens e modelos explicativos sobre o ser humano e o seu curso de vida.

Os conhecimentos básicos da gerontologia focam o seu conhecimento nos aspetos:

  • Biológicos (mudanças que o passar do tempo se produzem nos distintos sistemas biológicos), 
  • Psicológicos (mudanças nos processos psicológicos como a atenção, a perceção, o aprendizagem e a memória, a afetividade e a personalidade)
  • Sociais (relativos as mudanças devidas à idade relativas aos papéis sociais, e estrutura social, assim como na forma as mudanças sociais contribuem para estas mudanças).

Envelhecimento: o que esperar?

Quer saber o que é considerado uma parte normal do processo de envelhecimento? De seguida mostramos o que esperar à medida que envelhece.

Já sabe que o envelhecimento provavelmente causará rugas e cabelos brancos. Mas sabe como o envelhecimento afetará os seus dentes, o seu coração e a sua sexualidade? Descubra quais as mudanças à medida que continua a envelhecer e como promover uma boa saúde em qualquer idade.

Sistema cardiovascular

O que acontece?
A alteração mais comum no sistema cardiovascular é o endurecimento dos vasos sanguíneos e das artérias, fazendo com que o coração trabalhe mais para bombear o sangue através deles. Os músculos do coração mudam para se ajustar ao aumento no trabalho. A sua frequência cardíaca em repouso permanecerá praticamente a mesma, mas não aumentará durante as atividades tanto quanto antes. Essas alterações aumentam o risco de pressão alta (hipertensão) e outros problemas cardiovasculares.

O que pode fazer para promover a saúde do seu coração?

Inclua a atividade física na sua rotina diária. Tente caminhar, nadar ou praticar outras atividades que goste. A atividade física moderada regular pode ajudar a manter um peso saudável e a diminuir o risco de doença cardíaca.
Faça uma dieta saudável, escolha vegetais, frutas, grãos integrais, alimentos ricos em fibras e fontes magras de proteína, como peixes. Limite os alimentos ricos em gordura saturada e sal.
Não fume, fumar contribui para o endurecimento das artérias e aumenta a pressão arterial e a frequência cardíaca. S
Controle o stresse, já que o stresse pode afetar o seu coração. Tome medidas para reduzir o stresse, como meditação, atividade física ou psicoterapia.
Durma o suficiente, o sono de qualidade desempenha um papel importante na cura e reparação do coração e dos vasos sanguíneos. Aponte para sete a nove horas por noite.

Sistema Musculo-Esquelético

O que acontece?
Com a idade, os ossos tendem a encolher em tamanho e densidade, enfraquecendo e tornando-se mais suscetíveis a fracturas. Pode inclusivamente ficar um pouco mais baixo. Os músculos geralmente perdem força, resistência e flexibilidade – fatores que podem afetar a sua coordenação, estabilidade e equilíbrio.

O que pode fazer para promover a saúde óssea, articular e muscular?

Consuma quantidades adequadas de cálcio, as fontes dietéticas de cálcio incluem produtos lácteos, brócolos, couve, salmão e tofu. Se tiver necessidade pode tomar suplemento, para tal deve aconselhar-se com o seu médico.
Obtenha quantidades adequadas de vitamina D.

Inclua a atividade física em sua rotina diária.

Evite o abuso de substâncias. Evite fumar e limite as bebidas alcoólicas.

Sistema Digestivo

O que acontece?
Alterações estruturais relacionadas à idade no intestino grosso podem resultar em mais obstipação em adultos mais velhos. Outros fatores que podem influenciar a saúde do seu sistema digestivo incluem a falta de exercício, não beber líquidos suficientes e uma dieta pobre em fibras. Medicamentos, como diuréticos e suplementos de ferro, e certas condições médicas, como diabetes, também podem contribuir para a obstipação.

O que pode fazer para prevenir a obstipação?

Faça uma dieta saudável, certificando-se de que a sua dieta incluí alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais e grãos integrais. Limite as carnes com alto teor de gordura, laticínios e doces, que podem causar obstipação. Beba bastante água e outros líquidos.
Inclua a atividade física na sua rotina diária, já que a atividade física regular pode ajudar a prevenir a obstipação.
Não ignore o desejo de evacuar, evitar evacuar pode aumentar ainda mais a sua obstipação.

Sistema Urinário

O que acontece?
A bexiga pode tornar-se menos elástica com a idade, resultando na necessidade de urinar com mais frequência. O enfraquecimento dos músculos da bexiga e dos músculos do assoalho pélvico pode dificultar o esvaziamento completo da bexiga ou fazer com que perca o controle da bexiga (incontinência urinária). Nos homens, uma próstata aumentada ou inflamada também pode causar dificuldade no esvaziamento da bexiga e incontinência.

O que pode fazer para promover a saúde da bexiga e do trato urinário?

Vá ao wc regularmente. Considere urinar regularmente, como a cada hora. Lentamente, estenda a quantidade de tempo entre as idas ao wc.
Mantenha um peso saudável. Se está acima do peso, perca os quilos em excesso.
Não fume. Se fuma ou usa outros produtos derivados do tabaco, peça ajuda ao seu médico para parar.
Faça exercícios de Kegel. Para exercitar os músculos do assoalho pélvico (exercícios de Kegel).
Evite irritantes da bexiga. Cafeína, alimentos ácidos, álcool e bebidas carbonatadas podem piorar a incontinência.
Evite a constipação. Coma mais fibras e tome outras medidas para evitar a constipação, que pode piorar a incontinência.

Memória e Capacidade Cognitiva

O que acontece?
O seu cérebro sofre mudanças com a idade que podem ter efeitos menores em sua memória ou habilidades de pensamento. Por exemplo, idosos saudáveis podem esquecer nomes ou palavras familiares, ou podem achar mais difícil realizar várias tarefas ao mesmo tempo.

O que pode fazer para manter a sua capacidade cognitiva?

Inclua atividade física na sua rotina diária: a atividade física aumenta o fluxo sanguíneo para todo o corpo, incluindo o cérebro. Estudos sugerem que o exercício regular está associado a uma melhor função cerebral e reduz o esstresse e a depressão – fatores que afetam a memória.
Tenha uma dieta saudável. Uma dieta saudável para o coração pode beneficiar o seu cérebro. Concentre-se em frutas, legumes e grãos integrais. Escolha fontes de proteína com baixo teor de gordura, como peixe, carne magra e aves sem pele. O excesso de álcool pode causar confusão e perda de memória.
Mantenha-se mentalmente ativo. Manter-se mentalmente ativo pode ajudar a sustentar a sua memória e habilidades de pensamento. Ler, jogar jogos de palavras, começar um novo hobby, fazer aulas de um assunto do seu interesse ou aprender a tocar um instrumento, podem ser boas alternativas.
Seja social. A interação social ajuda a afastar a depressão e o stresse, que podem contribuir para a perda de memória. Faça voluntário, passe mais tempo com a família e amigos ou participe de eventos sociais.
Trate doenças cardiovasculares. Siga as recomendações do seu médico para controlar os fatores de risco cardiovascular – pressão alta, colesterol alto e diabetes – que podem aumentar o risco de declínio cognitivo.
Pare de fumar. Se você fuma, parar de fumar pode ajudar na sua saúde cognitiva.

Sistema Tegumentar

O que acontece?
Com o avançar da idade, a pele fica mais fina e torna-se menos elástica e mais frágil, e o tecido adiposo logo abaixo da pele diminui. Pode notar que se magoa mais facilmente. A diminuição da produção de óleos naturais pode tornar a pele mais seca. Rugas, manchas da idade e pequenos crescimentos chamados marcas na pele são mais comuns.

O que pode fazer para promover a saúde da sua pele?

Tome banho ou duche com água morna – evite a água muito quente quente. Use sabonete neutro e hidratante.
Quando estiver ao ar livre, use protetor solar e roupas de proteção. Verifique a sua pele regularmente de forma a detetar possíveis alterações. Não fume e não use outros produtos derivados do tabaco, fumar contribui para danos à pele, como rugas.

Sexualidade

O que acontece?
Com a idade, as necessidades e o desempenho sexual podem sofrer alterações. Algumas doenças ou medicamentos podem afetar a capacidade de desfrutar do sexo. Para as mulheres, a secura vaginal pode tornar o sexo desconfortável. Para os homens, a impotência pode se tornar uma preocupação, já que pode levar mais tempo para obter uma ereção, e as ereções podem não ser tão firmes quanto costumavam ser.

O que pode fazer para promover a sua saúde sexual?

Compartilhe as suas necessidades e preocupações com o seu parceiro.
Faça exercícios regulares. O exercício melhora a liberação de hormonas sexuais, a saúde cardiovascular, a flexibilidade, o humor e a auto-imagem – todos fatores que contribuem para uma boa saúde sexual. Fale com o seu médico, ele pode dar-lhe sugestões de tratamento específicas.