A forma como nós nos movimentamos e usamos o nosso corpo tem-se alterado ao longo dos tempos. Isto aplica-se a todos os grupos etários incluindo os idosos da atualidade que utilizam menos o corpo que os idosos de outros tempos, devido ao desenvolvimento tecnológico, que associa a inovação à comodidade, conduzindo a uma acção corporal cada vez mais reduzida.
Também o processo de envelhecimento acarreta um conjunto de limitações psicomotoras, que por si só, podem conduzir à redução da autonomia e do movimento corporal. Nesse sentido importa restabelecer ou manter a autonomia e o movimento corporal da pessoa idosa de forma a permanecer ativa e funcional, tornando-se fundamental o incentivo a práticas que permitam a manutenção das capacidades que conduzem à autonomia nas tarefas da vida diária e que possibilitem uma melhor qualidade de vida.
A atividade Treino de AVD’s – Sapato, que trazemos hoje vai nesse sentido. Com esta atividade potenciamos a estimulação da motricidade fina capaz de promover o treino da coordenação motora e da perceção visual ao mesmo tempo que se incentiva a concentração e atenção.
E muito fácil elaborar este recurso e melhor ainda porque é muito económico uma vez que a maioria dos materiais utilizados na sua confecção são reciclados.
Agora mãos à obra!
Material necessário
- Placa de papelão;
- Molde dos sapatos (ver molde disponibilizado abaixo);
- Caneta de feltro preta de bico grosso;
- Atacadores;
- X-ato.

INTRUÇÕES
- Após a recolha de todos os materiais necessários, utilize o molde do sapato e corte no papelão (utilize o molde disponibilizado abaixo);
- Utilize o molde para fazer todas as linhas internas;
- Passe por cima das linhas internas com a caneta de feltro preto;
- Faça os furos para passar os atacadores;
- Coloque os atacadores;
- E agora é utilizar.




Sugestões de utilização
Pode utilizar apenas um sapato ou dois para estimular o mais próximo da realidade. De forma a aumentar a dificuldade pode fornecer o sapato e os atacadores em separado e solicitar ao utilizador que coloque os atacador desde o inicio.
Os recursos da Ativar65+ destinam-se a serem utilizados para realização de animação/estimulação cognitiva de forma lúdica num envelhecimento normal, a sua utilização não dispensa a consulta de um médico especialista.