‘Reminiscência’ significa compartilhar experiências de vida, memórias e histórias do passado. Normalmente, uma pessoa com demência é capaz de recordar coisas de há muitos anos atrás em detrimento de memórias recentes, por isso a reminiscência baseia-se neste princípio.
A reminiscência pode dar às pessoas com demência uma sensação de competência e confiança através do uso de uma habilidade que ainda possuem.

Normalmente os familiares ou cuidadores tendem a fazer tudo pela pessoa com demência, o que se revela na maioria das vezes negativo ao nível do declínio cognitivo porque o que não é usado acaba por ser esquecido.
Por exemplo quando uma pessoa partilha algo sobre o seu passado e outra pessoa demonstra interesse, é uma oportunidade maravilhosa para essa pessoa sentir que é ela quem está a dar algo, em vez de ser sempre aquela que está a receber atenção e cuidados.
Falar sobre o passado pode trazer lembranças felizes e sentimentos bons, e isso por si só já seria maravilhoso , mas pode tornar fundamental se a pessoa estiver a atravessar uma fase mais conturbada. No entanto a reminiscência também pode provocar lembranças dolorosas por vezes. Essas reações emocionais não são necessariamente ruins, no entanto o familiar ou cuidador deverá reagir perante essas reações menos boas com alguma sensibilidade, de forma a não fragilizar ainda mais a pessoa.
Use uma variedade de coisas para estimular a memória
As memórias podem ser estimuladas de inúmeras formas. Em pessoas com dificuldades cognitivas, é importante explorar todos os sentidos para desencadear memórias. Uma imagem para olhar, um objeto para tocar, uma música ou um poema para ouvir ou algo para cheirar ou provar podem levar alguém de volta no tempo, muitas vezes a uma memória muito específica.
Conhecer o passado da pessoa é pois muito importante e fundamental para conseguirmos chegar a essas memórias que parecem estar esquecidas, mas que apenas precisam de um estímulo para surgirem. Por exemplo a pessoa sempre viveu no campo e sempre viveu da agricultura, porque não arranjar alguns utensílios e objetos que permitam evocar essas memórias? Para uma pessoa que sempre gostou muito de livros, ler um trecho de um livro antigo ou de um jornal também pode estimular memórias.
Sugestões de temas para reminiscências
Não existe um tópico que possa ser discutido de uma forma que seja seguro e permita criar um ambiente harmonioso, principalmente no caso de se fazer reminiscência em grupo. Alguns temas são mesmo controversos como política e futebol. No entanto existem alguns tópicos que podem ser considerados “seguros”, como comida e tempos livres.
Existe uma grande variedade de outros tópicos que podemos escolher, por exemplo:
– vida profissional: primeiro emprego, salário e condições de trabalho;
– vida doméstica: tarefas domésticas, filhos e interesses;
– transportes: primeiro carro, evolução dos transportes;
– objetos domésticos: evolução dos objetos domésticos através dos tempos.
Atividade de reminiscência com objetos domésticos
Esta é uma atividade que promove o convívio social entre os participantes, também pode ser realizada em formato individual, no entanto tem um maior efeito se realizada em grupo.
Baseia-se em apresentar objetos antigos e recentes (podem ser os objetos físicos ou fotografias dos objetos ou em alternativa ambas as coisas) e dar oportunidade aos participantes para que vejam e mexam nesses objetos. Podemos ainda estimular os participantes para que encontrem semelhanças e diferenças entre os objetos mais antigos e os recentes.
Se tiver oportunidade não deixe de realizar uma sessão deste tipo, vai ver que será muito satisfatório para o seu grupo.

Adquira o PACK DIGITAL “ANTES E AGORA“ da Ativar65+ AQUI e torne as suas sessões mais produtivas.