A atenção pode ser percebida como um comportamento psicológico através do qual aplicamos a nossa atividade psíquica sobre um determinado estímulo, seja este um desejo, afeto, perceção ou representação, com termo de organizar os conceitos e raciocínio.
O funcionamento cognitivo do idoso está relacionado com a sua saúde e com o seu bem-estar psicológico, sendo considerado um indício importante de envelhecimento ativo e de longevidade, ao treinarmos a atenção vamos potenciar a neuroplasticidade, que de uma forma simplista, podemos dizer que é a capacidade que o cérebro tem de mudar e de se adaptar. É esta capacidade que permite que os neurónios se regenerem tanto anatómicamente como funcionalmente e formem novas ligações sinápticas.

O Caderno de Exercícios de Estimulação da Atenção de Verão, permite fazer o treino desta capacidade cognitiva e é constituído por 10 atividades com 3 graus de dificuldade. Sendo o Nível 1 o mais fácil e o o Nível 3 o mais complexo. As fichas devem ser seleccionadas de acordo com as limitações da pessoa a quem se destinam de forma a não criarem situações de frustação em virtude de serem demasiado difíceis ou fáceis.
Este recurso é exclusivo para Parceiros Ativar65+
INTRUÇÕES
- Imprima as fichas individuais ou em formato caderno (se optar pelo formato caderno imprima dos dois lados da folha e imprima de acordo com o lado maior).
- As fichas podem ser laminadas ou colocadas em bolsas plásticas de forma a serem reutilizáveis ou serem realizadas diretamente no papel.
- Se pretender encadernar, sugerimos que lamine todas as folhas.
- Não se esqueça de dar o seu feedback e de partilhar nas nossas redes sociais . Obrigada!
Sugestões de utilização
- Este recurso pode ser utilizado através da utilização individual das fichas ou em formato caderno.
- A dificuldade deverá ser crescente, ou seja iniciar com uma ficha de menor grau de dificuldade e só após a sua conclusão deverá passar para outra de grau de dificuldade superior.

Os recursos da Ativar65+ destinam-se a serem utilizados para realização de animação/estimulação cognitiva de forma lúdica num envelhecimento normal, a sua utilização não dispensa a consulta de um médico especialista.